História da CBMA

CBMA

Kickboxing Fatos e Números


Kickboxing foi iniciado na década de 70 pela World Kickboxing Association e tornou-se rapidamente o esporte mais emocionante do mundo, que infunde confiança, auto-estima, consciência de fitness e agilidade. A WKA agora tem nada menos que 129 escritórios internacionais e seu escritório de administração é baseada em Erdington, Birmingham, Inglaterra.


KICKBOXING INTRODUÇÃO

Muitos leigos estão sob a impressão de que a moderna kickboxing originou na Tailândia, no Japão ou em outras partes do Extremo Oriente, de fato, as verdadeiras origens do esporte são revelados pelo verdadeiro nome pelo qual é conhecido foi, karate full contact. Durante meados dos anos setenta vários torneios de karatê praticantes americanos tornou-se frustrado com as limitações do sistema de pontuação do competidor então bastante primitiva. Eles queriam encontrar um sistema dentro do qual eles poderiam aplicar chutes e socos para o nocaute. Contato karate completo nasceu. Os primeiros ataques foram travadas em áreas abertas, assim como emaranhados jogos de karatê comuns eram. Eventos posteriores foram encenadas em ringues de boxe de tamanho regular. Estes torneios iniciais produzidos primeiras estrelas do kickboxing, Joe Lewis, Bill Wallace, Benny Urquidez e Jeff Smith. Mais tarde, os norte-americanos realmente queria testar sua coragem e enviou equipes de kickboxers para o Japão sob a bandeira da WKA (World Kickboxing Association). Deste ponto de kickboxing desenvolvido em um verdadeiro esporte internacional.

KICKBOXING HISTÓRIA

Durante o início da década de setenta o mundo das artes marciais americana foi abalada em seus alicerces pelas exigências feitas sobre ele por um novo jovem nova geração de praticantes. Fighters começou a procurar um formato competitivo em que eles poderiam usar suas habilidades para o pleno efeito, potência de socos e chutes cheios de lutas lutou até o nocaute. O desenvolvimento de equipamentos de proteção especializada acelerou a evolução deste novo esporte, que ficou conhecido como kickboxing. Entre 1970 e 1973, um punhado de promoções kickboxing foram encenadas em todo o EUA. Nos primeiros dias as regras nunca foram claras, um dos primeiros torneios não tinha divisões de peso e todos os concorrentes lutaram fora até que um foi deixado. A muito jovem Benny Urquidez chegou ao final. Pesando 10 pedras Urquidez enfrentou o 14 pedras Dana Goodson. Urquidez venceu o torneio fixando Goodson no chão por mais de 10 segundos, que fazia parte das regras.

Contato karate completa liderou o caminho com um conjunto definido de regras, chutes foram marcou apenas se eles desembarcaram da cintura para cima, chutando abaixo da cintura foi considerada uma falta. Os praticantes de karatê logo perceberam que teriam que desenvolver habilidades de boxe ortodoxos como socos potência total foram autorizados para a cabeça. Esta forma de o esporte ainda existe hoje e é conhecida como full contact. Os primeiros promotores do kickboxing trabalharam juntos, Joe Corley, Don e Judy Quinn e Howard Hanson, que era um Ryu Karate Shorin faixa preta e um estudante de artes marciais torneio lenda, Mike Stone. Foi Hanson que avançou o esporte mais uma etapa, garantindo que os ataques foram travadas em um ringue de boxe ao invés de sobre o tipo de esteira aberto usado para torneios de karatê. Hanson logo se tornou conhecido como um excelente casamenteiro, encenou um fluxo de eventos de sucesso com vários deles destacando Bill 'Superfoot' Wallace um dos primeiros super-estrelas do kickboxing.

A popularidade de contato total cresceu rapidamente nos Estados Unidos. Um dos primeiros órgãos de sanção foi formado por Joe Corley e Don e Judy Quinn. Era chamado de PKA (Professional Karate Association). Até agora as regras foram bem desenvolvido e incluiu uma regra de contagem pontapé onde os concorrentes tiveram que realizar um mínimo de oito chutes por rodada. Havia divisões de peso semelhantes aos ortodoxos de boxe de peso pesado e peso-mosca para lutas pelo título mundial foram sancionados. A PKA fechou um acordo com o canal de televisão norte-americana de esportes ESPN e lutas pelo título mundial foram transmitidos em uma base regular. Infelizmente pleno contato foi se tornando um esporte todos os americanos como beisebol ou futebol americano. Os americanos iriam lutar americanos por títulos mundiais para desgosto de Howard Hanson.

Hanson sentiu que no mundo real kickboxing campeão tinha que ganhar seus títulos da maneira mais difícil, assim como ortodoxos profissionais campeões de boxe fez lutando lutadores igualados ao redor do mundo. Sentia-se que as origens tradicionais do esporte na Tailândia e Japão estavam sendo ignorados. Naquela época, o esporte estava sendo envolvido na política, ganância e um all atitude americana.

Em uma noite fria de outubro Howard Hanson realizou uma pequena reunião na qual ele apresentou sua idéia revolucionária sobre a formação de uma organização de kickboxing verdadeiramente global. Presente na reunião foi Arnold Urquidez (irmão mais velho de kickboxer famoso do mundo, Benny 'The Jet' Urquidez). Um nome para a nova organização foi acordado. Naquela época, as iniciais ficou para a Associação Mundial de Karate como karate full contact ainda estava na vanguarda. Mais tarde, o nome foi mudado para Associação Mundial de Kickboxing. Eles decidiram que o símbolo da WKA era para ser um faixa preta amarrada em torno de um globo do mundo. A WKA nasceu. Em seguida, o trabalho duro começou, as regras foram escritas e reescritas. A WKA foi aberto a todos. Um dos primeiros lutadores para assumir o desafio e que mais tarde se tornaria um dos campeões mais famosos da WKA foi Benny 'The Jet' Urquidez. Em 1977, ele lutou pela primeira vez sob as regras WKA contra o campeão tailandês, Narong Noi.

Mais tarde no mesmo ano, o Japão e Hong Kong foram preparadas para a invasão WKA com a ajuda de uma das mais famosas do Japão lutadores de todos os tempos, Antonio Inoki. Antonio Inoki é talvez mais conhecido no Ocidente por seu combate regras mista com Mohammad Ali. As primeiras lutas WKA a ter lugar no oriente e viu equipes americanas assumir kickboxers japoneses como uma atração a mais em jogos de wrestling profissional. Logo, o esporte tornou-se tão popular que foi capaz de atrair grandes audiências por seus próprios méritos.

Naquela época lutadores mais americanos ainda estavam praticando karatê de contato total, onde, como seus adversários japoneses e tailandeses tinham um arsenal maior, que incluiu joelho e cotoveladas e chutes nas pernas. Benny Urquidez que também realizou uma faixa preta em judô jogaria seu adversário tailandês ou japonês, se eles tentaram conquistar. Os lutadores orientais não estavam felizes em ser jogado através do anel e um compromisso foi procurado. Howard Hanson decidiu, a fim de ganhar exposição na televisão em os EUA um sistema de regras deve ser empregado que permitiu tanto socos e pontapés quanto possível e tão pouco luta e conquistar possível. Muay Thai tradicional, que apresenta extensa gama estreita de combate no ringue tem uma enorme audiência de televisão em seu país natal, mas esse público foi criado para compreender o esporte de uma maneira que os fãs americanos não podia. Foi decidido que joelhos e cotovelos não seria permitido, mas chutes baixos nas pernas ficaria. Este igualou o campo de jogo entre o sistema WKA de luta Oriente e do Ocidente e tornou-se o padrão internacional. A principal razão pela qual Howard Hanson pensei que isso era absolutamente necessário era que ele sentiu o esporte tinha que crescer em um verdadeiro esporte internacional e não envolve apenas um punhado de países. O número de combatentes oriental entre os mais fortes do mundo, de forma que nenhum homem poderia chamar-se um verdadeiro campeão do mundo sem ter lutado o melhor do oriente.

De 1977 a 1980, o WKA cresceu como nenhuma outra associação, os grandes nomes da época foram: Benny Urquidez, Kunimasa Nagae, Don Wilson, Rodrigues Blinky, Steve Shepherd, Kinimitsu OKAO, Alvin mais orgulhoso e até mesmo Jean Yves Theriault que competiu na WKA mais cedo promoções. Estes foram os lutadores que poderiam ser vistos lutando regularmente para a WKA em EUA e japonês de televisão. Kickboxing foi agora a desenvolver-se para um esporte profissional com doze rodadas lutas pelo título mundial e um sistema de ranking. A WKA estava pronta para a expansão.

Façanhas da WKA nos EUA e na Ásia não passou despercebida na Europa. Através das artes marciais revistas fãs de luta ouviu falar de Benny Urquidez e suas batalhas com os campeões japoneses. Holanda tinha sido um precursor em termos de Muay Thai e Kickboxing Europeu, por isso era natural que, em 1983, Amsterdam foi o local para o primeiro evento europeu WKA. A promoção contou com um cartão de luta fantástica com uma luta pelo título mundial entre challenger da Holanda, Rob Kaman, que era naquele tempo muito jovem, e para o mundo dos super-médios campeão dos EUA, John Moncayo. Dutchman, Fred Royers abriu caminho para o Top 10 Ratings contra Hong Kong Billy Chau. Fellow Dutchman, Ivan Sprang lutou contra Ishino japonesa. Este foi o início para as super estrelas holandesas de kickboxing, que passou a dar um verdadeiro desafio para os americanos e os japoneses. O cartão sob o evento em Amsterdam contou com um lutador britânico jovem chamado Ronnie Green, que estava destinado a grandes coisas. Treinador e manager de Ronnie Verde, Mestre Toddy um instrutor tailandês com sede em Manchester, Inglaterra, foi a primeira pessoa a promover activamente WKA kickboxing no Reino Unido. Ronnie passou a se tornar o campeão mundial WKA. Seu companheiro ingleses, Howard Brown, Arthur O'Loughlan e Kash Gill todos seguiram o exemplo. A WKA havia plantado uma posição firme na Europa e rapidamente se expandiu pela Alemanha, França, Itália, até todas as principais nações européias se envolveu em WKA kickboxing. Fred Royers da Holanda acabou desafiado por um título mundial contra Yasuo Tobata no Japão durante 1985. Após sua aposentadoria, ele montou o escritório europeu da WKA com o francês, Jean Paul Maillet que foi responsável pela matchmaking e europeus classificações. Royer de mais tarde se tornou vice-presidente da WKA eo WKA kickboxing foi promovido em um nível profissional em toda a Europa, com muitos eventos sendo transmitidos na televisão.

Em os EUA Howard Hanson nomeado canadense energético, Dale Floyd como seu diretor mundial e com ele ao seu lado Austrália foi invadida e aqui a WKA foi bem sucedida como em todos os outros continentes. Os australianos difícil tornou-se um trunfo para a WKA eo WKA mundo super campeão dos pesos pesados, 'The Man' Longinidis australiano Stan fez muito para promover o esporte 'Down Under'. Kickboxers australianos são agora considerados entre os melhores do mundo.

Com a abertura da Cortina de Ferro ea mudança das estruturas políticas na Europa Oriental, durante o final dos anos 1980, a WKA abriu um novo mercado para o esporte de kickboxing. Na antiga União Soviética artes marciais foi praticado em segredo, enquanto o governo do dia desaprovada-lo. Era praticamente ilegal de treinar artes marciais porque suas origens foram baseadas na Ásia e no governo comunista não queria que a influência ou as tradições de outros países ocupados por o povo russo. Tudo isso mudou quando as portas da antiga URSS foram abertos para o mundo. Novas repúblicas foram formados sob a bandeira da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Atletas russos sempre foram considerados entre os melhores do mundo, e pelo início dos anos 90 a WKA foram sancionar eventos de kickboxing nas repúblicas: Rússia, Ucrânia e Belarus. Lutadores da CEI logo provou ser um adversário formidável.

Em 1991, Howard Hanson se aposentou e passou a presidência para seu diretor mundial, Dale Floyd do Canadá. Aposentadoria de Howard Hanson marcou o fim de uma era para a WKA e, paradoxalmente, um renascimento de antigas alianças que tinham sido alienados, devido à natureza da política. Desde o início, Dale Floyd visto sua posição como presidente como uma embaixada provisória para fortalecer o mais antigo eo maior organização de Kickboxing do mundo. Ele fez esforços concertados para trazer de volta as pessoas para a Associação que fez grande desde o início. Luta de aposentadoria de Benny Urquidez em 4 de Dezembro de 1993 em Las Vegas foi o seu testemunho disso. A luta Urquidez anunciado como o "Legends Desafio Final 'no La Mirage Casino do hotel foi seguido por uma reunião internacional histórico WKA. Dale Floyd sentiu que tinha servido o seu propósito e renunciou à presidência. Ele foi substituído por Paul Ingram da Inglaterra, que veio de um fundo semelhante ao do presidente originais, Howard Hanson. Ambos tinham interesses comerciais no mercado imobiliário e desenvolvimento da propriedade e eles tiveram dois promotores foram bem-sucedidas. Paul Ingram havia promovido uma série de eventos de Kickboxing televisivos de classe mundial no Reino Unido. Dale Floyd sentiu que Paul Ingram teve a visão de negócios e habilidades de marketing para levar o WKA em uma nova era.

Paul Ingram assumiu as rédeas em janeiro de 1994 e montou a sede internacional da WKA em Birmingham, Inglaterra, formada por administradores profissionais, publicitários e consultores de marketing que tinham muitos anos de experiência na área de Kickboxing. Era intenção de Paul Ingram para desenvolver o esporte de Kickboxing em todo o mundo e expandir a WKA. De janeiro de 1994 a dezembro de 1995, o WKA dobrou sua participação de quase setenta países de sanção de um mínimo de dois eventos internacionais por semana. A WKA inovou na África do Sul, Índia, no Oceano Índico e no Médio Oriente.

Paul Ingram planeja expandir o WKA em todos os continentes com o objetivo final de adquirir reconhecimento olímpico não é tarefa fácil, mas que com a sua atitude de mente aberta, não-político é possível.

A WKA está aberto a todo o corpo, não importa que raça, credo, cor, crença, sexo ou filiação.

A WKA são a maior associação e autoridade em kickboxing e disciplinas associadas em todo o mundo as suas atividades incluem kickboxing, full contact, entre em contato leve, semi contato, savate, boxe tailandês e formas (kata).

WKA lutas pelo título recebeu extensa cobertura da televisão nos países onde eles são promovidos. Muitas das lutas são realizadas em locais de prestígio: César e The Mirage, em Las Vegas, Taj Mahal, Atlantic City, Budokan e Yokohama Arenas, Tóquio, Estádio Olímpico, Moscou, Centro de Convenções de Sydney, Sydney, Bercy Stadium, Paris e atraíram o público de até 60 mil espectadores. Nome e logotipo da WKA sinónimo de qualidade e credibilidade e são reconhecidos mundialmente.


Fonte: http://www.wkaassociation.com/

 

 

karate

Karate-hor.svg

Grafia

Outros nomes

  • Tode
  • Shimpi-tode
  • Te-jutsu
  • Toudi
  • Toshu
  • Toshu-jitsu
  • Toshukuken

Kanji

空手

Hiragana

からて

Romaji

Karate

Informações gerais

Escopo

Aprimoramento corporal, para funcionar como arma

Técnica(s) principal(is)

Técnica(s) secundária(s)

Origem

País

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8f/Flag_of_Ryukyu.svg/20px-Flag_of_Ryukyu.svg.png Ryukyu

Cidade

Naha
Shuri
Tomari

Influência

Antecedente(s)

Tegumi
Te
Chuan fa

Representação

Sítio oficial

World Karate Confederation WKC

Karate icon.svg

karate (português europeu)  (em japonês: 空手, transl. karateAFI: [kɑʀɑtə])1 ou karate-dô(空手道, transl. karate-dō AFI: [kɑʀɑtədɵ])[a] é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob influência do chuan fa chinês[b] e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta), incorporando aspectos das disciplinas guerreiras, ou budō.2
A influência chinesa foi maior num primeiro estágio de desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional.3 Depois,devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e, nesse período, o modelo tendeu a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais diretos e renunciando àquilo que não seria útil ou que fosse mero floreio.2
O repertório técnico da arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes — atemi waza —, comopontapéssocos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage wazakatame wazauke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase, dependendo de onde ou qual estilo ou escola se aprende karate.4
A grosso modo, pode-se afirmar que a evolução desta arte marcial aconteceu orientada por renomados mestres, que a conduziram e assentaram suas bases resultando no caratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado repousa em kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (enfrentamento propriamente dito, que pode ser mero simulacro ou dar-se de maneira esportiva ou competitiva ou mais próxima da realidade). Esse processo evolutivo também mostra que a modalidade surgida como se fosse uma única raiz acabou por se dividir em três partes e, por fim, tornou-se uma miríade de diversas variações sobre um mesmo tema.5
O estágio da transição entre os séculos XX e XXI revela que a maioria das escolas de karate tem dado ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbica para participação de competições de esporte de combate, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios mais rigorosos, que visam o desenvolvimento da resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolo ou gelo. De um modo simples, há duas correntes maiores: uma, tendencia a preservar os caracteres marcial e filosófico do caratê; e outra, que pretende firmar os aspectos esportivo e lúdico.6
A partir do primeiro quartel do século XX, o processo de segmentação instalou-se de vez, aparecendo diversos odalícios e silogeus, até algums dentro dos outros, pretendendo difundir seu modo peculiar de entender e desenvolver o karate, a despeito de compartilharem semelhanças técnicas e de origem. Tal circunstância, que foi combatida por mestres de renome, acabou por se consolidar e gerar como consequência a falta de padronização e entendimento entre entidades e praticantes.  
Em que pese a enorme fragmentação de estilos e os inúmeros tratamentos ou convívios sem cerimónia e com intimidade ,procuram ainda seguir um modelo pedagógico mais ou menos comum. E neste ambiente, distingue-se o mero praticante daquele estudioso dedicado a arte marcial,o carateca, o qual busca desenvolver uma disciplina rigorosa, filosofia e ética, além de aprender simples movimentos e condicionamento físico. Nessa mesma linha, aquele carateca que alcança o grau de faixa ou cinturão preto(a) é chamado de instrutor. E os sítios de aprendizado são chamados de dojôs, sendo estes, via de regra, filiados a alguma linhagem ou estilo.
A linhagem do GRANDE MESTRE MARLEY MENDONÇA  é denominada SHOTORYU KARATE DO praticado em todo o BRASIL e diversos países do mundo.

 


NewsLetter

Cadastre seu nome e email.

Digital Newsletter